A Coreia do Norte afirma que receberá uma visita do ditador sírio Bashar al-Assad
(3 de junho de 2018)
A Casa Branca anunciou que a cúpula entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un ainda iria acontecer, apesar de um breve hiato causado pela própria Coreia do Norte.
Mas, aparentemente, os Estados Unidos foram remanejados para o segundo lugar na agenda dos coreanos, pois a imprensa norte-coreana afirmou que Bashar al-Assad estaria interessado em sua própria reunião com o líder coreano.
De acordo com o canal de televisão estatal da Coreia do Norte, Assad está planejando uma visita ao país asiático, a primeira desde que o líder sírio foi acusado de utilizar armas químicas contra seus próprios cidadãos.
Assad teria dito:
“Eu visitarei a Coreia do Norte e encontrarei Sua Excelência Kim Jong Un.
O mundo acolhe os notórios eventos ocorridos da península coreana resultantes do impressionante calibre político e da liderança sábia de Sua Excelência Kim Jong Un.
Estou certo de que ele alcançará a vitória final e conseguirá reunificar a Coreia. “
Se você acha que essa história parece meio estranha, saiba que parece mesmo. Bashar al-Assad ainda não confirmou essas informações e tudo o que se sabe até agora é proveniente dos meios de comunicação norte-coreanos.
Relacionamento entre a Coreia do Norte e a Síria
A Coreia do Norte tem mencionado constantemente sua proximidade com a Síria e com Assad. Além disso, norte-coreanos têm violado sanções internacionais ao enviar equipamentos militares e itens necessários para a construção de mísseis balísticos e armas químicas.
É bastante possível que a Coreia do Norte esteja buscando um rápido fluxo de ajuda financeira do presidente sírio Bashar al-Assad.
Como já foi dito por aqui, essa estratégia já vem sendo adotada pela Coreia do Norte há décadas, leia esse post para entender melhor: Qual é a Estratégia da Coreia do Norte.
Outra possibilidade é que a Coreia do Norte queira mostrar aos Estados Unidos que os americanos não são a única saída econômica para os graves problemas financeiros enfrentados pelo regime de Kim Jong Un.
Mantenha-se informado sobre as atualidades no Brasil e no mundo. Registre-se agora: