Bibliografia de DIREITO INTERNO para o CACD

estátua da justiça sobre direito interno

As questões de Direito Interno estão entre as mais fáceis do CACD. Se você ainda está errando itens ou deixando-os em branco, leia com atenção as recomendações a seguir.

Há dois motivos que explicam a indiferença dos candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) em relação à disciplina de Direito Interno:

  • Todos que já estudaram para algum concurso público têm noção razoável do assunto;
  • O número de itens de Direito Interno no CACD é diminuto em relação a outras matérias.

Todos que já estudaram para algum concurso público têm noção razoável do assunto:

Ao analisar o edital, candidatos tendem a focar sua atenção em assuntos menos familiares. Isso é completamente compreensível. Por que alguém que já estudou algumas apostilas de Direito e já resolveu centenas de exercícios se preocuparia com tal disciplina quando há tantos outros assuntos a serem estudados?

A lógica é perfeita. Você realmente deve elevar seu conhecimento nas matérias mais nebulosas para ao menos atingir certo equilíbrio entre todas as disciplinas.

O problema é que essa maneira de pensar esconde uma armadilha que impossibilita a aprovação de muitíssimos candidatos: a percepção que temos em relação às matérias que conhecemos bem é profundamente impactada pelas disciplinas que não dominamos.

martelo do direito interno

Deixe-me explicar melhor:

Supondo que você conheça razoavelmente bem os meandros da matéria Língua Portuguesa. Digamos que você acerte consistentemente 70% das questões dessa disciplina. Agora, suponhamos você obtenha somente 20% dos pontos na parte de Economia.

Qual seria a sua conclusão?

Provavelmente você pensaria que já sabe português e que está na hora de começar a estudar Economia.

E eu te digo isso sem pensar duas vezes: essa estratégia é absolutamente falha.

Você ainda está deixando 30% dos pontos de Língua Portuguesa para trás.

Em comparação a Economia, é verdade, você sabe bastante sobre Língua Portuguesa, mas, sob análise global, ainda há um longo caminho a trilhar até que você domine a prova de português.

Preste atenção a isso! O fato de você praticamente dominar determinada matéria não lhe exime de estudá-la assim como as outras.

E esse é o maior erro que os candidatos cometem em Direito Interno.

Quando há questões familiares, todos deixam para estudar a matéria depois e, como sabemos, o depois simplesmente não chega.

A mentalidade é a seguinte: “ Vou estudar Economia agora porque não sei nada, Direito eu vejo depois ou dou um jeito na hora da prova”.

Aviso desde agora: se você pensar assim, terá uma experiência bastante desagradável durante a correção do gabarito da prova.

Estude todas as matérias com afinco, especialmente aquelas que você “domina”. Não importa se você estudou Direito na faculdade, se passou pela prova da OAB, você precisa de uma preparação completa no momento atual caso queira a aprovação no CACD.

estyátuda da justiça, globo e o Direito Interno

O número de itens de Direito Interno no CACD é diminuto em relação a outras matérias:

Isso é verdade! São apenas 3 questões (12 itens). Há menos questões de Direito Interno no certame uma vez que metade da prova de Direito é dedicada a Direito Internacional. Veja o quadro abaixo:

Nova tebela de questões do CACD
Nova tebela de questões do CACD

Que diferença isso deve fazer na sua preparação?

Nenhuma.

Convencer-se de que você pode deixar de estudar determinada matéria devido a fatores externos não é algo inteligente. Lembre-se que, no final das contas, o que importa é você atingir a pontuação necessária para tornar-se diplomata.

  • Ser formado em Direito não garante seus pontos de Direito Interno no CACD;
  • Ser professor universitário de Direito não garante seus pontos de Direito Interno no CACD;
  • Ter sido aprovado em concurso relacionado a Direito não garante seus pontos de Direito Interno no CACD.

A única coisa que garante seus pontos é a sua preparação para a prova de agora. Se você tem mais facilidade no assunto que os demais candidatos, ótimo. Utilize-a. Mas não se deixe levar pela ilusão de domínio absoluto da disciplina.

Já escrevi demais, vamos ao que interessa. A bibliografia.


Direito Interno


Direito Constitucional Esquematizado

Autores: Pedro Lenza

direito constitucional esquematizado

Direito Constitucional Esquematizado

Uma ótima opção para candidatos iniciantes, intermediários e avançados.

Todos os assuntos do edital são abordados de maneira simples e completa pelos autores.

A maior vantagem desse livro é a organização da matéria. Como o título descreve, os assuntos são dispostos de maneira esquematizada, há uma miríade de gráficos, tabelas e cores que facilitam enormemente a retenção de informações pelo leitor.

Direito pode ser uma matéria particularmente cansativa devido à natureza rígida de suas leis e artigos. Isso é inescapável, você terá de ler várias páginas repletas de textos jurídicos que precisam ser explorados em sua forma crua, a “letra fria” da lei.

A diferença é que, com o auxílio do Direito Constitucional Esquematizado, essa leitura torna-se menos monótona e um pouco mais didática.

Enquanto o estudo da Constituição, sem qualquer contexto, é o suficiente para levar qualquer leitor a um estado de sono profundo, os capítulos organizados por Pedro Lenza tornam o ensino, pelo menos, suportável.

É importante lembrar que você deve utilizar esse livro com o edital do CACD ao alcance. Não cometa o erro de estudar todas as páginas, a obra é enorme e contém muitíssimas informações que não são relevantes para a sua prova.

A melhor estratégia é consultar o primeiro item do edital, anotá-lo e buscá-lo no livro. Faça isso até que todos os assuntos tenham sido exauridos.

Embora seja recomendável que você busque informações em outras fontes para consolidar seu conhecimento, acredito que esse livro cubra tudo que você precisa saber em termos teóricos.

Ao longo desse post irei recomendar dois livros de exercícios comentados que, somados à obra de Pedro Lenza, permitirão a você atingir uma ótima pontuação no CACD.

Se você precisa melhorar seu aproveitamento em Direito Interno, não pense duas vezes, compre o livro. A versão atualizada está disponível na Amazon: Direito Constitucional Esquematizado

 


Direito Constitucional Descomplicado

Autores: Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

direito constitucional descomplicado

Direito Constitucional Descomplicado

Não é necessário comprar este livro caso você já tenha o Direito Constitucional Esquematizado.

Quis mencionar essa obra aqui na bibliografia somente para deixar claro que esses dois livros são relativamente parecidos e cobrem exatamente os mesmos assuntos, portanto, você não precisa dos dois.

Vez ou outra vejo candidatos ao CACD estudando com esses dois livros na biblioteca. Isso é uma enorme perda de tempo. Pragmatismo é uma das características mais importantes do candidato bem preparado. Lembre-se disso.

Caso você não conheça nenhum dos livros, vá à biblioteca ou livraria mais próxima e folheie as páginas das duas obras para decidir qual delas mais se adequa ao seu estilo.

De qualquer modo, você encontra o livro aqui: Direito Constitucional Descomplicado


1001 Questões Comentadas de Direito Constitucional (CESPE)

Autor: Vitor Cruz

1001 Questões Comentadas de Direito Constitucional (CESPE)

1001 Questões Comentadas de Direito Constitucional (CESPE)

Assim como nas demais matérias comuns a outros concursos, esses livros de exercícios são necessários para que você ponha seu conhecimento em prática.

Recomendo que você não responda os itens diretamente no livro, faça-o em uma folha separada. Dessa maneira você poderá resolver as questões em três momentos distintos sem ver a resposta enquanto lê o comando da questão.

Quais são esses 3 momentos de fazer exercícios de Direito Interno?

1º Imediatamente depois de estudar determinado capítulo, resolva os exercícios relacionados a ele;

2º  Quando você tiver estudado a parte teórica por completo, refaça todos os exercícios. Nesse momento, suas fraquezas em relação a determinados conteúdos tornar-se-ão óbvias;

3º Resolva os exercícios de novo uma ou duas semanas imediatamente antes do CACD. Isso te ajudará a lembrar de tudo aquilo que você estudou até então.

Tome bastante cuidado para não comprar um outro livro de capa bem parecida, mas que oferece 4001 questões. Essa obra contém exercícios de várias bancas diferentes e você deve fugir dela a todo custo.

Lembre-se do que eu já disse inúmeras vezes: o CESPE tem sua própria maneira de interpretar os tópicos de cada disciplina. A você não interessa o que a FCC, FGV ou ESAF pensam. Resolver exercícios dessas bancas causará enorme confusão e lhe custará muito caro no dia do CACD.

Responda somente questões do CESPE. Sempre.

 


Direito Constitucional

Autor: Estratégia Concursos

Recomendo qualquer apostila de Direito Constitucional do Estratégia Concursos desde que ela:

  • Cubra todos os tópicos do edital do CACD;
  • Contenha somente exercícios do CESPE.

Durante a maior parte do ano eles oferecem apostilas já direcionadas ao CACD. Caso você não encontre essa apostila específica, não há nenhum problema em comprar outro material relacionado a outro concurso, desde que ele respeite os requisitos acima mencionados.

Tanto as apostilas de Direito Constitucional quanto as de Direito Internacional são excelentes.

Diria até que, para quem tem pouco tempo para estudar, o material do Estratégia oferece o melhor custo-benefício.

Caso eu tivesse de escolher apenas uma fonte de estudos de Direito Constitucional, não pensaria duas vezes em ficar com essa apostila. É impressionante como esse curso preparatório consegue criar materiais de altíssima qualidade para algumas disciplinas.

Atenção! Evite as apostilas do Estratégia Concursos para assuntos mais específicos para o CACD, como: História do Brasil, História Mundial, Política Internacional.

Essas disciplinas são repletas de nuances que não são claramente observáveis nesse formato de material.  É fundamental que você realize as leituras indicadas nas bibliografias obrigatórias:

Outra observação importantíssima. Normalmente as apostilas do Estratégia Concursos são acompanhadas de aulas em vídeo. Não desperdice seu tempo assistindo-as, essas aulas estendem-se por várias horas e drenam dias inteiros do seu estudo. Ali não há nada além daquilo que já está escrito no seu material.

A leitura, além de mais rápida que a aula falada, prepara você para a situação de prova: caneta e papel. No dia do CACD só haverá você e a prova (além daquela gente que faz barulho enquanto come).

 


Direito Administrativo

Autor: Estratégia Concursos

Direito Administrativo não é uma disciplina tão cobrada no CACD, mas, faz parte do edital, portanto você deve preparar-se de acordo com o que a banca exige.

Acho exagero comprar um livro especificamente para essa matéria. Todos as obras que li até hoje exploram o conteúdo minuciosamente. Isso vai muito além do que você precisa para conseguir sua aprovação e garantir seu emprego de diplomata no Itamaraty.

É verdade que o CACD é um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil, mas isso não significa que você tenha que estudar absolutamente tudo sobre todas as matérias.

Deixo a mesma recomendação que aquela de Direito Constitucional. Qualquer apostila do Estratégia Concursos sobre Direito Administrativo será suficiente para você, desde que contenha todos os tópicos do edital e que seja direcionada a provas do CESPE.

Mais uma vez, não custa lembrar, dispense as aulas em vídeo.

 


1001 Questões Comentadas de Direito Administrativo (CESPE)

Autores: Leandro Prado e Patrícia Teixeira

1001 Questões Comentadas de Direito Administrativo (CESPE)

1001 Questões Comentadas de Direito Administrativo (CESPE)

Mais um livro de exercícios e precisamente as mesmas recomendações do anterior.

Em relação a essa obra especificamente, há uma versão em PDF com gabaritos errados rodando pela internet. Isso mesmo. Muitos acreditam ser espertos em não comprar o material e, no fim das contas, acabam estudando com questões contaminadas.

Qual é o resultado disso?

Reprovação.

Não faço qualquer tipo de apelo antipirataria aqui, mas, se eu fosse você, compraria o material em alguma livraria por dois motivos bem pragmáticos:

  • Garantia de que o gabarito está correto;
  • Exercícios atualizados.

Errar itens na prova porque não estudou o suficiente já é uma experiência altamente frustrante, mas errar porque baixou gabarito errado é inaceitável.

Seu sonho de tornar-se diplomata vale mais que algumas dezenas de reais, não vale?

Então compre o livro: 1001 Questões Comentadas de Direito Administrativo (CESPE)

 


Constituição Federal

Constituição Federal
Constituição Federal

Você, obviamente, não vai ler a Constituição por completo, mas deve tê-la sempre por perto.

Esse é um material de consulta essencial a todos aqueles que estudam Direito Interno.

Você já sabe que o CESPE adora retirar itens, ipsis litteris, dos textos oficiais, não é?

Portanto, acostume-se com a gramática da nossa Constituição. Familiarize-se com a redação dos principais artigos. Dessa maneira, mesmo que você não se lembre exatamente de determinado inciso, quando for exposto a ele durante a prova, será capaz de perceber pequenas alterações na semântica ou mesmo na terminologia. Isso fará de você um candidato muito mais preparado.

Você pode baixá-la clicando neste link: Constituição Federal

 


Conclusão:

A bibliografia de Direito Interno é bastante curta. Além disso, você não precisa ler tudo.

Basta escolher um dos livros de Direito Constitucional, a apostila de Direito Administrativo do Estratégia Concursos e os dois livros de exercícios de 1001 questões comentadas.

Caso você tenha a disciplina de processar todo esse material, atentamente e sem pressa, sua pontuação em Direito Interno certamente será muito alta. Esqueça os atalhos e priorize o esforço.

Antes que eu me esqueça, caso você ainda não esteja usando a Plataforma de Estudo de Atualidades do site, clique aqui para registrar-se.

atualidades-concursos-convite

Tem alguma pergunta ou sugestão? Utilize o espaço abaixo e eu responderei assim que possível.

Bons estudos!

Este post tem 2 comentários

  1. Sofia

    Oi Bruno! Tudo bem? Eu gostaria de saber, essa apostila do Estratégia Concursos não vende separada, certo? Entrei no site deles e me parece que só existe o curso mesmo, no valor de 12x 160 reais. Gostaria só de verificar.
    Obrigada!

    1. Bruno

      Sofia,

      o Estratégia muda o sistema de vendas continuamente, portanto minhas respostas podem ser imprecisas. Na barra de buscas do site é possível procurar por apostilas individuais. O site deles é um pouco confuso, mas vale a pena pesquisar.

      Mesmo que determinada apostila não apareça individualmente no site, estou certo de que você consegue comprar qualquer material com uma simples ligação para a central de atendimento deles.

      Qualquer outra dúvida, estou por aqui.

      Bons estudos e bastante sucesso na sua caminhada =)

Deixe um comentário